Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Formação Pedagógica Inicial de Formadores

Courses Info
AÇÃO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

O curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores ou Formação de Formadores, é certificado pelo IEFP e permite a obtenção do Certificado de Competências Pedagógicas – CCP (apelidado de CAP antigo de Formador).
Esta formação é disciplinada para indivíduos que possuam, no mínimo, o 9º ano de escolaridade, preferencialmente com uma qualificação de nível superior, e que pretendam vir a ser formadores profissionais certificados

DESTINATÁRIOS:

Para todos indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) para exercer a atividade de formador. Não podem ter qualificações inferiores ao 9º ano de escolaridade.

COMPETÊNCIAS-ALVO:

Semi-presencial em sala de formação. Este curso está organizado a nível formativo em bLearning, sendo por isso uma formação mista com módulos online e presenciais. Com uma duração total de 90h, 70h são plataforma à distância e 20h presenciais.

O curso para obtenção do CCP está disponível nos horários Laboral, Pós-Laboral, o acesso aos conteúdos online é feito através da plataforma à distância (sempre que seja efetuado neste formato a EUDESA fará com um parceiro especifico autorizado).

Presencial em sala Este curso está organizado a nível formativo em sala de formação, sendo o efeito preciso para apoio crucial de quem deseja ser formador com o verdadeiro sentido e organização de estar em sala de formação.

É uma formação com duração de 90 horas presenciaiss. O curso para obtenção do CCP está disponível nos horários Laboral, Pós-Laboral e Fim de Semana e o acesso aos conteúdos online é feito através da plataforma à distância.

OBJETIVOS PEDAGÓGICOS:

O Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores tem por objetivo fornecer um conjunto de competências pedagógicas indispensáveis para o exercício como formador.

Distinguir os sistemas de formação e as competências do formador.

O papel nos diversos contextos formativos, como: Caracterização dos sistemas de formação; Discriminação das competências exigíveis ao formador nos sistemas em que intervém; Auto-avaliação face ao perfil de competências desejável. Preparar, desenvolver e avaliar sessões de formação, tendo em atenção os objetivos pedagógicos em termos operacionais; as técnicas pedagógicas mais adequados aos objetivos, aos públicos-alvo e ao contexto de formação; Escolha dos recursos didácticos em suportes diversificados em função da estratégia pedagógica adotada; Construir e aplicar instrumentos de avaliação em função dos objetivos previamente definidos, que permitam verificar e controlar os resultados da aprendizagem, a eficiência e a eficácia da formação; Elaborar um plano de sessão de formação; Refletir sobre os hábitos de formação tendo em conta as criticas, sugestões e propostas suscetíveis de contribuir para a melhoria do sistema pedagógico.

PROGRAMA:
  1. Formador: sistema, contextos e perfil (10h)
  2. Simulação pedagógica inicial (10h)
  3. Comunicação e dinamização de grupos em formação (10h)
  4. Metodologias e estratégias pedagógicas (10h)
  5. Operacionalização da formação: do plano à acção (10h)
  6. Recursos didáticos e multimédia (10h)
  7. Plataformas colaborativas e de aprendizagem (10h)
  8. Avaliação da formação e das aprendizagens (10h)
  9. Simulação pedagógica final (10h)

 

SAÍDAS PROFISSIONAIS:

Com a obtenção do CCP de Formador, fica qualificado para exercer a atividade de formador na sua área enquadrando-se em projetos formativos exclusivos a entidades certificadas. Além de melhorar as suas capacidades de comunicação, fica apto a planear, desenvolver e executar ações de formação. Este pode ser o complemento certo à sua atividade profissional, sendo também uma forma proactiva de se posicionar no mercado de trabalho.

 

FORMADORES:
Homologados pelo IEFP; Experiência formativa de formação

Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores ou Formação de Formadores